top of page
ANC boas-vindas
Foto do escritorThe Real Calling | O Chamado

Tudo está conectado!



Há algum tempo participei do limitless field meditation com Sri Krishnaji da One World Academy, Oneness University e Ekam.


A meditação conduzida era para que nas famílias as pessoas parem de se desrespeitar com julgamentos e acusações.


“Não julgueis para não serdes julgados.”

Julgar o outro é uma forma muito violenta de desrespeito que normalmente nos passa desapercebida.


Tudo está conectado!


Hoje se fala muito de violência verbal, nas normalmente ela só ocorre se muito antes disso o julgamento já destruiu as relações. Muitas vezes o agressor com julgamentos inverte a situação na relação e faz de tudo para provocar o outro com julgamentos até que seja agredido verbalmente para se colocar na posição de vítima e não ter mais culpa com seus atos de julgamento e outros que evidenciam sombras em si mesmo que a pessoa se negar a ver e a reconhecer.


Há poucas semanas uma monja da oneness deu uma aula em que ela explica que pessoas com um lado obscuro muito forte projetam para fora uma personalidade social muito melhor do que elas realmente são. Que durante a vida toda usam essa projeção para esconder de si mesmas e dos outros esse aspeto sombrio de suas almas. Essas pessoas, no entanto, não conseguem criar vínculos verdadeiros nos relacionamentos, pois essa parte escondida na alma impede que o Ser Verdadeiro delas se manifeste.


"O amor, no entanto, os vínculos puros e verdadeiros, só se manifestam nesse nível do Ser, pelo Ser e para o Ser (Maharishi da Meditação Transcendental diz isso)."

Doenças como autismo, esquizofrenia, síndrome da personalidade dissociativa, bipolaridade e, em idade avançada, o Alzheimer’s e Parkinson’s são doenças onde esse Eu Verdadeiro não é acessado.


Em momentos de crise essas patologias se manifestam como uma alienação desse Eu Verdadeiro.


Pacientes de Parkinson’s que agridem seus familiares sofrem dessa alienação do Eu Verdadeiro. Sem ele não há vínculos afetivos. O vínculo entre as almas passa a ser um vínculo dessas pessoas passa a ser apenas de suas sombras com aquilo que vê no outro. Mesmo que o outro esteja manifestando somente luz e amor, aquele que perdeu acesso a si mesmo, ao seu Eu verdadeiro, só vê sombras nos outros mesmo que o outro manifeste luz. Isso, pois a lente com a qual percebemos o mundo é o estado da nossa própria alma. Se perdemos acesso a nosso Eu Verdadeiro e estamos afundados em nossas próprias sombras, só vemos a sombra no outro ao qual estamos vínculos karmicamente, vinculados pela alma, como membros de nossa constelação familiar e círculo de almas. Por esse vínculo é que pacientes com Parkinson’s agridem aos seus familiares mais próximos e não a terceiros. O mesmo para as demais patologias citadas.


Tudo está conectado.


Esse final de semana estou também participando do curso “os cinco despertares” que está sendo conduzido por Pretaji, esposa de Krishnaji.


Ontem foi o despertar para a inteligência do coração e para a inteligência do corpo.


A inteligência do coração é a inteligência que nos permite saber se pessoas são boas ou ruins. Não se trata de julgar, mas de um saber intuitivo Pretaji explicou. Não é preciso nenhuma clarividência ou uma capacidade premonitória que nos permitisse por exemplo saber o resultado da Mega-Sena ela disse. O coração simplesmente tem uma inteligência intuitiva própria que sabe reconhecer pessoas boas e pessoas ruins. Hoje a ciência moderna já localizou um grande número de neurônios no coração que indica como fisicamente pode se processar essa inteligência do coração que é na verdade um órgão de percepção. Ela disse isso textualmente e isso me tocou pois já tinha lido Rudolf Steiner dizer exatamente o mesmo em uma palestra sobre Medicina Antroposófica.


Tudo está conectado.


Se o coração está endurecido perdemos essa inteligência. Por isso temos na Bíblia passagens que relacionam o endurecimento do coração à prática do mal. (João 3, por exemplo).


O endurecimento do coração é o mesmo que a alienação do Eu Verdadeiro, conforme exposto acima.


Nosso Espírito, nosso Eu Verdadeiro habita em nossa coração. Pretaji mencionou uma escritura sagrada indiana, o Brahma Purana, que mostra que o corpo humano é a cidade de Deus e que no coração fica o palácio onde Deus habita.


Se o coração está endurecido, Deus, nosso Eu Verdadeiro, fica aprisionado lá e não pode ser acessado, não pode se manifestar livremente.


Em termos dos chakras, o coração é o chakra Anahata e se este não está desperto não podemos acessar essa inteligência e julgamos os outros por não podermos reconhecer o bem em cada um.


Tudo está conectado!


Ontem ela disse também que o nosso sistema digestivo também tem uma inteligência própria.


Steiner também diz isso. Nos textos de Medicina Antroposófica ele diz que o sistema nervoso desses órgãos manifesta uma doença crônica permanente que é uma histeria na parte inferior do organismo humano.


Essa histeria é o mesmo que dizer que os segundo chakra não está ativado se o ser humano não se desenvolve espiritualmente.


Esse segundo chakra, essa inteligência abdominal localizada no sistema nervoso adjacente aos órgãos digestivos é responsável por uma forma de inteligência situacional. Ele está relacionado a perceber o perigo de qualquer situação na vida. Se essa inteligência não está ativada, se não é despertada pelo ativar desse segundo chakra a pessoa está num constante estado de medo. Esse é o estado a que Steiner chama de histeria onde a pessoa sempre com medo está sempre pronta a agir e atacar por ter um medo que nasce da incapacidade de avaliar se há um perigo real ou se esse perigo é ilusório. As palavras de Pretaji foram muito esclarecedoras a esse respeito, pois ela disse que a pessoa não reage ao perigo real mas sim a uma ilusão que é o medo do perigo. Aqui podemos melhor compreender outras patologias como a síndrome do pânico por exemplo. O que passa a mover a pessoa é portanto um medo sem fundamento e não um perigo real. As crises de histeria patológica e outras formas reativas de agressão vem daí.


Tudo está conectado!


E como essas coisas vem a se manifestar? Tudo começa na cabeça? Começa no corpo astral, nos pensamentos humanos e no cérebro humano. Steiner diz que a parte superior do ser humano sofre de uma doença crônica que é uma neurastenia permanente, um estado de fraqueza e letargia permanentes. Se por estar nessa estado o polo superior do ser humano não consegue controlar a histeria do polo inferir então essa se manifesta de forma patológica. Para isso os chakras cardíacos e segundo chakra passam por um processo de congelamento, de cristalização, de materialização que o oposto de serem ativados quando são aquecidos pelo fogo do Espírito.


Ontem no curso fizemos essas ativações.


Muito obrigado a Sri Krishnaji e Sri Pretaji.


Agora um pequeno adendo a esse post: em um curso anterior, Pretaji ativou também a inteligência emocional dos participantes. Essa inteligência está relacionada ao quinto chakra, que é o chakra laríngeo. Essa inteligência nos permite nos relacionar consigo e com outras pessoas, sempre com a correta resposta emocional, a qualquer frequência que se manifeste no outro.


E, por fim, segue uma contribuição de Rudolf Steiner sobre o chakra do terceiro olho. Ele explica que as terminações nervosas do sentido do olfato e do sentido da visão confluem todas para o terceiro olho. Quando esse chakra é ativado, as funções espirituais desses órgãos dos sentidos são ativadas. A “visão espiritual” nos permite ter acesso a realidade espiritual e o “olfato espiritual” nos permite distinguir entre bem e mal. Sem essa capacidade de distinção não nos é permitido acessar conscientemente os mundos espirituais acima do mundo material, pois poderíamos cair numa enorme engano de confundir seres de luz com seres de sombras e nos sentirmos o tempo todo ameaçados e atacados por seres espirituais, mesmo que esses seres fossem seres de luz benevolentes e benfazejos querendo nos auxiliar.


Em outros posts estamos tratando da COVID como um divisor de águas na evolução espiritual da humanidade e também do desenvolvimento do Eu humano. Muitas pessoas na COVID perderam o sentido do olfato ou tiveram transformações nesse sentido, sentindo odores ruins que não sentiam antes. Isso indica uma possível perda da capacidade de distinguir entre bem e mal, não apenas na percepção espiritual, mas também na percepção da vida material.


"Tudo isso nos indica que a única e verdadeira solução para a COVID e outras mazelas da humanidade é o desenvolvimento espiritual do ser humano."

Namaste!


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


* Para manter a privacidade de nossos leitores que colaboram com seus textos em nosso canal, não são citados seus nomes na autoria de suas matérias.

Comments


bottom of page