Para a Ciência Espiritual chamada Antroposofia, o que é a COVID?
"A COVID é uma doença espiritual. Na verdade, toda doença é espiritual, pois elas começam no nível da alma antes de se manifestarem no nível físico."
Para compreender a COVID, precisamos então compreender a alma humana.
Segundo a antroposofia há três níveis de desenvolvimento da alma:
1. A alma da sensação - nela, prevalecem as escolhas de buscar prazer e evitar a dor.
2. A alma do intelecto - prevalecem as escolhas por aquilo que é vantajoso e se descarta o que é desvantajoso.
3. A alma da consciência - neste nível mais elevado de alma, prevalecem as escolhas por tudo aquilo que é verdadeiro e de acordo com o propósito divino, mesmo que traga alguma dor ou desvantagem.
A alma da consciência também é chamada de ‘alma espiritual’, pois no seu pleno desenvolvimento já se manifesta o aspecto espiritual do ser humano, que vai além do nível da alma.
Seguindo os ensinamentos da antroposofia, vemos que possuímos uma personalidade espiritual que fica oculta durante nossa encarnação terrena. Essa personalidade espiritual é, na tradição cristã, o que se denomina ‘anjo da guarda’. Nosso ego, nossa mente, nosso corpo físico e toda nossa personalidade humana são como um único raio que desceu desse anjo da guarda para criar nossa encarnação terrena. Esse anjo permanece nos céus como uma linda estrela de incontáveis raios e luz.
Nosso desenvolvimento espiritual na tTerra significa cada vez mais purificarmos nossa alma e nosso ego humano para que essa personalidade espiritual se manifeste.
Toda a lenda do santo gral ou a descida do Espírito Santo sobre o ser humano se inserem neste mesmo contexto, pois dizer ‘Espírito Santo’ ou dizer ‘anjo da guarda’ é a mesma coisa, sob uma perspectiva diferente apenas.
A COVID se relaciona a tudo isso, por ser um divisor de águas no processo evolutivo humano.
A antroposofia nos indica que a humanidade está atrasada em seu processo de desenvolvimento, conforme havia sido planejado pelas hierarquias espirituais de luz que servem ao Cristo.
A humanidade como um todo já deveria estar desenvolvendo a alma da consciência, mas está em sua maior parte na alma da sensação e alma do intelecto.
Desenvolver a alma da consciência implica em estar preparado para atravessar o limiar, o abismo, que separa os mundos terreno e espiritual.
Estamos atravessando coletivamente esse limiar e o estamos fazendo de forma totalmente despreparada, por estarmos atrasados em nosso desenvolvimento.
Se estivéssemos preparados seríamos capazes de ver todas as coisas terrenas por um novo prisma. Veríamos que por trás de toda manifestação terrena há sempre uma causa espiritual e poderíamos ver e compreender essa causa espiritual.
A antroposofia nos indica que tudo na manifestação tem inteligência própria e que todas as manifestações, mesmo a matéria sólida, é apenas a expressão dessa inteligência no nível espiritual. Mais ainda, ela nos explica que isso a que se pode chamar de uma inteligência são na realidade sempre seres espirituais. Tudo na criação é uma expressão de seres espirituais. Tudo são seres espirituais. Até o mais simples pensamento humano é um ser espiritual, que no caso se aproxima do ser humano que aí tem a ilusão de ter pensado algo por si mesmo. Por isso a antroposofia chama todo o pensamento de ‘forma-pensamento’.
Quando esses pensamentos descem do nível da alma para o nível terreno eles se manifestam como matéria.
A COVID-19, causada por um vírus, é uma forma-pensamento que se manifesta na matéria. Mas é uma forma-pensamento de uma importância especial para o desenvolvimento da alma da consciência, a alma espiritual, quando se atravessa o liminar da alma para o espírito.
Segundo a antroposofia, os vírus são os primeiros seres espirituais com o qual o homem deve se defrontar ao atravessar esse limiar. Se o ser humano tivesse desenvolvido a alma da consciência ele poderia ver e compreender esses seres e lidar corretamente com eles a partir de uma perspectiva espiritual da vida. Sem essa perspectiva, o homem é refém dos vírus.
Se o ser humano já estivesse mais evoluído, estaria mais ligado a sua personalidade espiritual e isso significa que ele poderia ver com os olhos do espírito e saber sobre todas as coisas conhecimento espiritual verdadeiro. Isso se expressa na Bíblia quando se diz que ‘quando o Espírito Santo vier, ele revelará tudo que deve ser revelado’.
A denominada Era de Aquário é também uma outra forma de abordar esse mesmo aspecto do desenvolvimento do ser humano, pois o signo de aquário é o símbolo para nosso anjo da guarda e a era de aquário é um período do futuro desenvolvimento da humanidade, em que todos os seres humanos na Terra terão recebido o Espírito Santo e estarão manifestando sua personalidade espiritual, com todas as suas capacidades espirituais, ainda hoje latentes.
Na Índia se fala de Manas, Budhi e Atma como aspectos superiores que o ser humano deve desenvolver. Manas é o mesmo que a personalidade espiritual.
Essa personalidade é nosso Eu Superior. Temos três ‘eus’ em realidade: nosso ego humano, nosso Eu Superior e nosso Eu Verdadeiro. Esse Eu verdadeiro é o próprio Cristo que habita em nossos corações e ao qual vamos nos unir depois de nos unirmos ao Esprito santo, Manas, personalidade espiritual.
A antroposofia nos indica que temos que desenvolver nosso ego a partir de nossas próprias forças da alma, da fé, do amor e da esperança da qual São Paulo nos fala em Coríntios 13. O desenvolvimento do ego leva a que manifestemos o Eu Superior.
A antroposofia vai então tratar do desenvolvimento do 'eu' como um estágio avançado do desenvolvimento espiritual.
Esse é o estágio que estamos vivendo agora na COVID, de forma muito violenta e brusca por estarmos atrasados nesse desenvolvimento.
"O que está em jogo agora são os aspetos de bem e mal que cada ser humano carrega em sua alma e como um desses deve prevalecer em nossas escolhas."
Estamos vendo isso acontecer em escala global. Já estamos tomando consciência que ou cuidamos uns dos outros como uma grande fraternidade de seres humanos ou a Terra irá perecer e, junto com ela, a humanidade.
As catástrofes naturais e mortes em massa como numa grande guerra ou numa pandemia, quando ocorrem fazem com que o nível de consciência coletiva da humanidade caia muito e entre em um processo de colapso.
Precisamos urgentemente fazer nossas escolhas para o bem de todos, manifestar a compaixão por todos os seres, para resolver o problema da COVID. A compaixão é uma manifestação direta da nossa personalidade espiritual. Ela é o inverso da indiferença sobre a dor que o mal causa a outros seres humanos.
"Nesse sentido, a COVID é uma grande oportunidade para mudarmos o rumo de nossos corações, é nossa chance para uma verdadeira conversão."
Namaste!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
* Para manter a privacidade de nossos leitores que colaboram com seus textos em nosso canal, não são citados seus nomes na autoria de suas matérias.
Comentarios